Pensamentos em Palavras

Só mais um blog na internet…

quando entardecer

Posted by Daniel Baseggio em 12/10/2010

 Lobo ou cordeiro, o que quer que seja
está a imaginar outro lugar;
onde quer que este possa sonhar
 Imagino onde minha alma alcança
o timbre perfeito na onda elevada

 Quer seja, sejas tu bela
que guarda minh’alma, sejas eterna
 Neste amanhecer indomável que traça o dia
 Sejas tu que guarda meus devaneios
traga de volta a criança de outrora
  E diga que sonha agora.

 Acorde, quer dizer viva;
sonhe e sinta o que condença
 A fibra daquilo que te aquece
Sinta e lembre sempre daquele
que abarca com seus medos quando entardece.

7 Respostas to “quando entardecer”

  1. Cristian said

    Lembra-me muito Mario Quintana. Cara, que demais! Conheci o site e estou realmente embriagado, tanto pelos textos quanto pelas poesias.

    • Pô cristian, fico feliz em saber…
      a filosofia, a arte e a vida se imitam quando tornamos ela uma realidae única!
      Não são todos os momentos, mas naqueles em que nossa sensibilidade aguça um pouco mais, creio eu. Nos momentos somos filósofos, artistas, poetas, vivos!

  2. Cristian said

    Gosto muuuuito dessas duas:
    O Trágico Dilema:
    “Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro”.
    “A poesia não se entrega a quem a define”.

    Daniel, parabéns mesmo! Sou formado em filosofia e amo Hannah Arendt, me resta pouco tempo agora
    para poesias e mesmo romances épicos que gosto. Mas o site Pensamento em Palavras trouxe-me esta oportunidade de reflexão e sonho nos meus intervalos do trabalho! uhauhahua Que meus chefes não descubram! Abração!

    • rsrsrsrs, fico lisongeado mesmo….
      obrigado, devia excitar a arte em você; Schopenhauer acredita que a arte é concebida a partir da contemplação, sem o elemento racional como concebedor; por isso recebe um caráter de calmante contra a dor, contra a Vontade cega que nosa faz desejar incessantemente…
      Encaro a arte como um remédio, como uma ATARAXIA interna; só concebo arte para cessar os “sentimentos” que impelem para a objetivação…

      O que vc define como arte?
      Abração

  3. Cristian said

    Daniel, quero citar Hannah Arendt para que tu saibas minha base de comentários e depois comento o que penso sobre a partir disso:
    “Além disso (estabilidade do artifício humano), o devido relacionamento do homem com uma obra de arte não é ‘usá-la’, pelo contrário, ela deve ser cuidadosamente isolada de todo o contexto dos objetos de uso comuns para que possa galgar o seu lugar devido no mundo”.
    “A fonte imediata da obra de arte é a capacidade humana de pensar… Trata-se de capacidade do homem e não de meros atributos do animal humano, como sentimentos, desejos, necessidades aos quais estão ligados e que muitas vezes constituem seu conteúdo… A capacidade de pensar relaciona-se com o sentimento, transformando a dor muda e inarticulada… uma capacidade humana que, por sua própria natureza, é comunicativa e voltada para o mundo, transcende e transfere para o mundo algo de muito intenso e veemente que estava aprisionado no ser”.
    “A poesia, cujo material é a linguagem, é talvez a mais humana e a menos mundana das artes, aquela cujo produto final permanece mais próximo do pensamento que o inspirou”.
    -A Condição Humana, capítulo IV Trabalho, parágrafo: A permanência do mundo e a obra de arte.

    Tu me pegou no pulo do gato Daniel! Estavas indo dormir quando vi que tinha um e-mail! E não resisti! Como amanhã durante o dia é complicado responder, e como sei que amo escrever, vamos lá!
    Para mim, arte, é algo intimamente ligado ao ser, ao que existe de intenso e profundo no pensamento. Citei Arendt porque foi e é desta fonte que bebo e seria errado não o fazer. A arte precisa e deve ocupar seu devido lugar, não como algo comum e sim como algo outro. Importante? Não saberia usar a palavra mais correta. E o que a torna esse outro é justamente que ela expressa, é reifica, sentimentos e ou emoções que estão como que ancoradas no ser humano. E quando isso se faz, acontece como aconteceu comigo ao ler seus textos e especialmente sua poesia! Não existe como ficar, por exemplo, frente a pinturas ou poesias, etc, e não sentir algo, não vislumbrar dentro se si um momento de prazer ou des-prazer (parafraseando Kant). Para mim, arte, é libertar o que estava aprisionado dentro do ser. Não consigo pensar de outro modo, e talvez parafraseando Arendt eu não seja original, mas penso ser o que mais se aproxima daquilo que penso ser arte.
    Ufa… como fui??? auaauhauhauh
    Isso não vale! Estudo Política! Trate de postar mais poesias! auuhhuu
    O que tu mais gostas de ler, fora poesia, é claro?
    Abração é ótimo dia, senhor!

    • Nossa, peguei um momento de inspiração mesmo…
      Bom, pelo que posso falar da arte senão por aquilo que a tomo no sentido schopenhaueriano: a arte como uma manifestação irracional. Sem a pretenção de racionalidade ou consciencia, a arte eh tomada para ser algo que “descança a alma” daquilo que eh comum: a dor e o tédio…
      A arte eh para nos transportar, só adentrando nela, indo conforme seus movimentos…assim, sem a pretenção de nos conhecer mais, como Ricoeur afirma, mas sim, com a pretensão de nos afastar da dor que nos envolve, só para nos transportar.

      Estudo Descartes, mas gosto de Schopenhauer, acredita?!
      Desculpe a demora para escrever, muitas coisas acontecem simultaneamente…..
      um abraço e uma ótima semana

      • Cristian said

        Acredito sim! Por mais que eu estude Arendt, Kant ou mesmo Descartes, não deixo de ficar imerso em jogos como RPG ou assistir uma boa ficção! Sempre afirmo que passo tempo demais na realidade e preciso sair dela as vezes. E por mais que eu não veja a arte exatamente da mesma maneira, fechamos em um ponto: a arte é para nos transportar. Por exemplo quando vi pela primeira vez os quadros de Monet… é impossível descrever essa sensação…
        Ah, fique a vontade se quiseres add no msn. Meu tempo anda restrito, mas, quando encontramos pessoas que gostaríamos de manter contato duradouro, o tempo de multiplica!
        Abração e uma semana que lhe possibilite felicidade e alegrias!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: