Pensamentos em Palavras

Só mais um blog na internet…

ensaio -01

Posted by Daniel Baseggio em 17/10/2010

 Corriqueiramente acontece o seguinte: as impressões que me vêm devido à casualidade do presente tentam transportar meus pensamentos, modificando a intensidade das paixõe que me assolam; porém, mantenho firme minha posição, uma vez calmo e sereno os pensamentos não serão abalados e postos em declínio. A serenidade deve se manifestar tornando-se um hábito de bem conduzir ao encontro das paixões, não tomando suas representações. Trata-se de repelir-se contra o mundo.

3 Respostas to “ensaio -01”

  1. Cristian said

    Lembrei do texto de Heidegger, intitulado> Serenidade. Claro que varia de tradução pra tradução. Aqui: http://www.consciencia.org/heideggerisabel.shtml tem um artigo interessante sobre o texto. Claro que não é exatamente no sentido que tu falas Daniel, porque ele trata da técnica principalmente. Mas, a parte em que trata do pensamento me lembrou o que tu escreveu.

    “Repelir-se contra o mundo” – Pode acontecer da paixão e a serenidade sempre manterem-se em confronto? Ou será que a quietude provocada pela serenidade é o caminho da paixão? Me parece que quando existe paixão a serenidade é repelida. O que pensas sobre isso?

    • Sim, nós lutamos contra o mundo, nosso ego lida com a repressão de nossos instintos e contra a manifestação de nossos sentimentos, nos sentimos na posição de freiar, de policiar…
      A serenidade faz com que quietemos os excessos, a paixão vêm de maneira furiosa, a serenidade é o caminho para não considerar as paixões, mas sim atestar conhecimento sobre sua existencia.
      A serenidade serve para garantir conforto, não podemos esperar muito de um mundo, nem de nossos sentimentos, pois ambos são incertos e agem de maneira explosiva…a serenidade acalma e garante um momento de ATARAXIA..
      meu msn: dan_filos@hotmail.com
      um abraço

  2. Cristian said

    Não vejo uma luta contra o mundo. Penso que nossos sentidos servem para nos adequar a realidade e ao mundo em que estamos imersos, em que nascemos. Por mais que exista certa “repressão” do ego em relação aos nosso sentidos, não entendo como um anulação completa e sim como uma maneira de entender os limites nossos em relação A, seja ao outro ou a alguma coisa. A serenidade vem com os anos, penso eu. Não é algo que um adolescente entenda. Gosto da serenidade mas acredita que ela serve para sustentar as paixões, da mesma forma que entendo o egoísmo como benéfico.
    Contradição? Talvez.
    Mas acredito que devemos esperar do mundo. O que esperar? Principalmente que um dia nossos sonhos/ilusões podem realizar-se. Do contrário nosso ego, certo de que nada disso acontecerá, acabará por roer a própria cauda. E por mais que a filosofia me leve a Ataraxia, muitas vezes, prefiro o Pathos! Sempre!
    Isso me lembra um poema que gosto, de um site (http://www.overmundo.com.br):
    Ego

    Me reparto em várias,
    pura lógica ou emoção.
    Entre sombras e coloridos,
    sou o santo e o dragão.

    ABRAÇÃO!
    Vou da tristeza à felicidade,
    com idoneidade e dissimulação.
    Amo a todos com voracidade,
    ou a um só com sofreguidão.

    Vou da ordem ao caos,
    com lasciva inocência.
    Múltiplas faces, uma só existência.

    Alta transcendência, por vezes mundana.
    Conflituosas partes me lembram
    de que sou apenas humana

Deixe uma Resposta

 
