Pensamentos em Palavras

Só mais um blog na internet…

Atenção camaradas!!!

Posted by Rafa de Souza em 06/04/2011

Amigos filósofos, estava apresentando o nosso blog a um camarada e Professor de história que conheci aqui no colégio que dou aula, seu nome é Gerson. E ele queria a nossa opinião acerca do seguinte tema:

Qual é a nossa visão a respeito do materialismo histórico (marxismo)? Ele gostaria de saber principalmente a opinião do Daniel (Salve, Dan!) e gostaria de saber mais sobre a opinião de racionalidade, sendo que a visão da racionalidade moderna está baseada no que as elites intelectuais consideram como racionalidade.
Raciocinamos por nós mesmos, ou pelo que os “grandes” intelectuais acreditam ser racional?
Para ser racional é necessário tempo e capital. Sendo assim, será que a classe trabalhadora tem esse tempo para ser racional?
Será a racionalidade previlégio de alguns?

Rapaziada… temos um problemão aqui!!!

Abraço!!! E me ajudem a responder com claridão!!!

6 Respostas to “Atenção camaradas!!!”

  1. Renan said

    Endosso ainda mais a questão:

    Sabendo que o séc XX,é perpassado pelo Irracionalismo e, tendo como premissa a máxima marxiana de que “as idéias dominantes de uma época são as idéias da classe dominante” e tendo como figura dominante no capital a burguesia, a filosofia irracionalista é uma filosofia orgânica burguesa?
    Se a resposta tiver cunho negativo, como (se houver esse tema na resposta) enjendrar uma transformação social (social e não apenas individual)?

    fico por aqui, espero contribuir para a discussão.

  2. monica said

    Olá a todos. Antes de mais nada, parabéns pelo blog, acabo de conhecer. Também tenho um de filosofia moderna prioritariamente destinado aos meus alunos do curso de graduação em História da FFP-UERJ onde leciono “história da filosofia moderna”, não que seja minha especialidade, mas me coube essa tarefa ingrata… Explico: é um grande desafio interessar os alunos de história pela parte mais epistemológica e metafísica do pensamento moderno, eles acham que é coisa de maluco… Se quiserem dar uma olhada, é bem básico, tem muita citação e alguns textinhos meus não muito originais tipo notas para aulas:http://mudernidades.blogspot.com/
    Mas queria mesmo era tentar dar uma contribuição para a discussão proposta acima.
    Acho o problema mal colocado mesmo dentro de uma perspectiva marxista, Gramsci ajuda a se ter vistas menos curtas: as Superestruturas se renovam num processo histórico dialético. Inclusive a citação do Marx, feita pelo Renan, deveria ser recolocada em perspectiva histórica, pois o marxismo foi durante várias décadas uma das ideologias dominantes da época. Agora, mesmo que se considere que desde de a época moderna (digamos do séc. XVIII) a ideia dominante mesmo, por ser a ideologia da classe dominante, é o liberalismo burguês, isso não quer dizer que todo intelectual, grande ou pequeno, só faça refletir ideologicamente os interesses da sua “classe”. Caso contrário, o próprio Marx seria suspeito de compactuar com o liberalismo burguês. Enfim, acho que a resposta deve começar desconstruindo as perguntas, mal formuladas, porque formuladas a partir de uma perspectiva muito estreita e que se encadeiam segundo um presuposto totalmente furado, sobretudo, principalmente se tomado como uma espécie de axioma: o de que a ideologia da classe dominante domina a produção intelectual de uma época em todos os seus apectos.
    Quanto à “racionalidade” existe sem dúvida mais de uma definição dela que serve aos interesses do liberalismo capitalista, mas também existem outras que se opõem a ela. Uma delas é justamente a racionalidade implicada na formulação do materialismo dialético… O que ocorre é que a universalização e a autonomização da razão, magistralmente iniciada por Descartes e levada à cabo por Kant, veio para o bem como para o mal. Basicamente é uma saída libertadora e igualitária, mas a razão nunca vem “vazia” e os problemas começam quando pretende-se que a razão que se tem (a do homem ocidental civilizado) deve servir de modelo para qualquer outro ser pensante dotado de livre-arbítrio…
    Espero ter contribuido de alguma forma. Bom trabalho e muito prazer intelectual para vocês!
    Abraço
    Monica
    Ps.: Gramsci, intectual marxista, dizia melhor do que “todos os homens são racionais”, ele dizia: “todos os homens são filósofos”.

  3. Rafael said

    Obrigado pela colaboração, Monica. Sinta-se em casa no Pensamentos em Palavras.

  4. Isabelle Spinelli said

    Olá, sou aluna do Rafa e do Gerson,curso o 3º ano do ensino médio. Fiquei sabendo desse blog em sala de aula. Resolvi entrar para parabenizar meus professores, e agradecer a dedicação pelo ensino. Prefiro não expor opiniões e sim adquirir conhecimentos. Estarei sempre de olho aqui.
    Beijos,
    Belle do 3ºD.

    • Rafael said

      Belle, fique à vontade no Pensamentos em Palavras. E também fique à vontade para comentar os posts, afinal estamos todos aprendendo.

  5. Nilton Andrade said

    Olá a todos,estou aqui para demonstrar a minha plena satisfação em ter professores tão aplicados como o Rafa e o Gerson, e dizer que eu estou adquirindo um bom conhecimento filosófico e histórico em suas aulas, Vlw Rafa e Gerson.
    Nilton Andrade 3°D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: